Global Village – O mundo em um só lugar: a IE Business School

Foi com a frase “Bem-vindo à maior extravagância cultural da IE Business School” que começou minha viagem pelo mundo. Com mais de 90 nacionalidades presentes, o campus a IE é um caldeirão de culturas. Por isso, anualmente o Net Impact Club organiza um evento para celebrar essa rica diversidade cultural com muita alegria, o Global Village.

IMG-20160609-WA0024

Esse ano o evento aconteceu numa ensolarada quinta-feira de junho em Madri e reuniu entre 400 e 500 pessoas; alunos, partners, professores, pessoas da comunidade, funcionários da IE e ex-alunos marcaram presença nesse dia maravilhoso.

Mas como funciona o evento?

Dentro da IE encontramos dezenas clubes (se não me engano, mais de 90) separados em diferentes áreas de interesse: negócios (marketing, empreendedorismo, comunicação, e-commerce, etc), lazer (dança, yoga, etc), esportes (basquete, futebol, vôlei, rugby…).

Acontece que cada país costuma ter seu clube também. No Global Village, portanto, esses clubes são convidados a montar barraquinhas e mostrar um pouco da sua cultura com comida, bebida, roupas e música. Esse ano também marcaram presença no evento os clubes de Dança e LGBT.

É claro que o clube brasileiro teve uma barraca caprichada lá! Com a participação de quase todos os brasileiros estudando na IE em Madri (a maioria vestida com a amarelinha), conseguimos fazer bonito com pão de queijo, brigadeiro, guaraná e aquele que fez mais sucesso, o açaí. Além disso, com apoio de uma escola brasileira de capoeira daqui, fizemos uma linda apresentação.

Foi um evento incrível, não só porque a gente pode mostrar nossa cultura, mas também porque pode ver e viver um pouco da cultura de diversos países representados por seus estudantes na Europa.

Muitos amigos do International MBA dançaram a caráter músicas de seus países, serviram comidas e bebidas típicas, sempre com muita animação! Eu tentei aproveitar um pouquinho de cada país, e experimentar coisas que eu nunca tinha visto antes.

Uma oportunidade única de conhecer e viver a cultura dos meus amigos, mostrar um pouquinho do Brasil e me divertir bastante – algo propiciado somente por um MBA no exterior que tenha muita diversidade de nacionalidades.

Outra coisa legal: esse evento é também um projeto social do Net Impact Club e toda a renda é revertida para o Social Responsibility Forum, que acontece anualmente, colocando alunos e empresários em contato. Juntos, eles pensam e debatem soluções empreendedoras e inovadoras para os assuntos de maior pressão social no mundo.

Se você gostou do evento e quer mais fotos e vídeos. Publiquei mais coisas aqui no meu blog.

Guilherme Ubiali

Deixe um comentário